A verdade que liberta!


O que seria ser livre? Será que ser livre, significa ausências de regras? Será que ter liberdade é não ter limites? Liberdade seria falta de controle por alguém? O que é liberdade, então?No livro A Cabana (Livro que conta a história de um pai que perde a filha e não a encontra. Depois ele tem um encontro com a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo), vemos um diálogo entre o personagem principal (Mack) e Papai (Deus Pai) sobre liberdade: “(...) será que liberdade significa que você tem permissão para fazer o que quer? Ou poderíamos falar sobre tudo o que limita a liberdade” (A Cabana, página, p.85).  A conversa fala entre várias coisas: que recebemos características de nossa família (o filho é cara do pai, por exemplo); você nasce num lugar e numa família mesmo sem ter escolhido; existem coisas (boas e más) dentro de nosso coração que já nascemos com elas; as opiniões que temos o que achamos é resultado da influência de onde vivemos. Concorda?
                Em um momento na conversa do livro Papai indica algo fantástico: “(...) A Verdade irá libertá-lo, e a Verdade tem nome (...)” (A Cabana, páginas. 85 e 86). A Verdade deste livro, na verdade, é a verdade do Livro dos livros (a Bíblia), nela Jesus diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32). A Verdade que é Jesus, nos liberta quando permanecemos na Sua Palavra, ou vivemos o Evangelho. O fato que viver com Jesus garante a verdadeira liberdade.
                Todos os seres humanos, por causa da que da no Jardim do Éden (aquela história de que Eva ouviu a voz da serpente [Satanás] comeu do fruto proibido junto com Adão, lembrou), se não lembrou isso aconteceu (Gênesis 3). O homem foi atrás de uma “liberdade” e acabou se escravizando. Acharam que por viverem em obediência, não eram livres. Kássio, um amigo meu de ministério, faz um comentário sobre a liberdade longe do Pai (Deus) o que acontece: “Longe Dele a liberdade se torna prisão, o livre se torna escravo”.
                Na verdade, somos iludidos, por nossa própria cobiça (desejo mal), que há liberdade longe de Deus. Achamos que liberdade é uma rebelião contra qualquer tipo de limitação ou regra. Mas a verdadeira e única Liberdade é trazida quando sabemos de nossas limitações e reconhecemos a Jesus Cristo e Sua Palavra!
                Quando nós nos entregamos ao Filho, a Verdade única, verdadeiramente somos livres (João 8.36)! Somos libertos de nossa escravidão pecaminosa que nos cega e enxergamos a Verdade que liberta! O Pastor Ed René Kivitz, diz algo interessante sobre Cristo: “Creio em Cristo porque quando O vejo, vejo também todo o restante da realidade”¹. Ver a realidade: isso é liberdade! Em Cristo, somos livres. Com Cristo podemos andar na Lei da Liberdade (Tiago 2.12). Viver em Cristo é viver livre da condenação do pecado e eterna. É viver a verdade que liberta.
                                                                                                                                  Na Trindade, 
                                                                                                                                                                          Andrei C. S. Soares.


¹ A Cabana. Rio de Janeiro: Sextante.
² O livro mais mal humorado da Bíblia. São Paulo: Mundo Cristão

Comentários