
Não sei se todos são assim, mas pra mim é algo super importante, essa história de fazer amizade, conhecer gente, conviver, partilhar minha vida, comungar de horas com alguém. Um dos aspectos mais visíveis, se é que posso dizer isto, vejo no compartilhar coisas dos lugares mais profundos da alma, das partes mais obscuras do ser, onde só conhece na totalidade Deus, O Grande Amigo, e em parte, a frágil e débil mente humana.
Amizade é mais que compartilhar os “podres” da alma, é socorrer aquele que está pra cair, é ouvir sem desprezar as palavras, é ajudar a compreender o coração, a situação. Amizade não é só emprestar os ouvidos, mas é escutar com o coração, como aquele que sente a mesma coisa daquele que compartilha de sua vida.
O campo que estamos falando é uma das maiores dificuldades do século XXI. Esta sociedade, insiste em se distanciar das pessoas. Andam longe do verdadeiro relacionamento. Acredite se quiser, existem pessoas que preferem o Orkut, MSN, telefone, do que estarem perto. Estas coisas são boas, se forem bem usadas, eu as uso. Mas, sinceramente, não há como trocar a emoção de se estar próximo, ao vivo, de frente a frente. Claro que tem gente que vive longe da gente, no sentido geográfico, aí vamos nos valer da tecnologia para falarmos com estas pessoas.
Agora convenhamos, a falsidade anda em alta. As amizades são construídas em cima de estruturas superficiais e são vazias. Nestes meios que a tecnologia nos proporciona o que impera é a frieza nos relacionamentos. Só se dá parabéns, já aconteceu comigo, no Orkut porque o mesmo avisa. Por muitas vezes, não digo todas: deve haver raríssimas exceções, o que há é um apreço vazio, sem consciência e verdadeira vontade de amar. Já que só se ama sem medos, como diz um amigo meu: quando se conhece as falhas do outro. Isto é ser amigo! Afinal, a verdadeira amizade consiste em se conhecer o coração por dentro.
A Bíblia, verdade última, preenche todo conceito que venhamos a buscar sobre amizade. Vemos exemplos magníficos de amizades como Jônatas e Davi (1Sm 23.15-18; 2Sm 1.17-27); nos Provérbios e em Eclesiastes, encontramos outros exemplos descrevendo as características da verdadeira amizade (Pv 17.17, 18.24; Ec 3.9-12); enfim, no NT temos vários amigos e situações que apontam para a verdadeira amizade, mas concerteza, o Sumo Amigo, Jesus deu o conceito mais profundo do assunto, Ele responde minhas dúvidas: “Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.” (Jo 15.13 – NTLH).
NA TRINDADE,
Andrei C. S. Soares
NA TRINDADE,
Andrei C. S. Soares
Mário Quintana, poeta brasileiro, disse: "Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos". hehehe...
ResponderExcluirVocê é um chato predileto Andrei, por um texto tão sensível quanto esse... rsrsrs...
Orgulho-me por dividir a mesma alma que você! Parabéns meu amigo!