
O ônibus vai a uns 40 km, e ao olhar para a calçada especial com o “corte” você nota que toda vez que passa por ele, seu olhar para mais um pouco. É como se no caminho contínuo as coisas fossem mais rápidas e quando há interrupção o olhar demora mais a sair, aponto de seu pescoço ficar um pouco imóvel nos “cortes”.
Olhar os detalhes da vida é um desafio. Por vezes as coisas grandes, os grandes movimentos, empresas, denominações, cidades são o que ocupam nossos olhares. Porém, Deus nos convida a observação dos detalhes.
Nos detalhes vemos pequenos “milagres”, realizações e concretudes. Nos detalhes vemos o carinho, a dedicação. Nele vemos o toque especial. Nosso Deus é detalhista. Nada que Ele criou, em seus propósitos originais, foi feito sem um devido propósito.
Na criação de todas as coisas Ele disse “Haja!” (ver Gênesis 1.1-25). Usando Seus Dedos para criar os céus (Salmos 3.8). Ao criar o homem, como um esculturista, Os Três “arregaçaram as mangas” e fizeram o homem e a mulher! (Gênesis 1.26-31; 2.5, 18-25).
E mesmo nas escolhas erradas de suas criaturas, até o ímpio foi feito para o dia do juízo (Provérbios 16.4). Mas também Ele mostra, ao ímpio, a humanidade pecadora, a chance de salvação em Seu Braço (Isaías 53.1).
Warren Wiersb diz:
“(...) Quando Deus fez o universo, usou seus dedos (Sl 8.3) e quando libertou Jerusalém do Egito, foi por sua mão forte (Êx 13.3). Porém, para salvar os pecadores perdidos, teve de mostrar seu braço poderoso! No entanto, as pessoas ainda se recusam a crer nessa grande demonstração do poder de Deus (Jo 12.37-40).”[1]
De detalhe em detalhe Deus se descortina na Pessoa de Seu Filho. No Cristo encarnado, Deus entra em Sua própria criação a fim de levá-la de volta para Si mesmo. Enviando Seu Espírito, Deus troca de lugar e habita naqueles que se entregaram ao Filho de Deus.
Em breve veremos detalhe por detalhe do que Deus tem preparado para nós (1 Coríntios 2.9). Pois devido ao pecado não sabemos nada por completo: “Porque agora vemos como por um espelho, de modo obscuro, mas depois veremos face a face. Agora conheço em parte, mas depois conhecerei plenamente, assim como também sou plenamente conhecido.” (1 Coríntios 13.12 AS21).
NA TRINDADE,
Andrei C. S. Soares.
[1] Wiersbe, Warren. Comentário Bíblico Expositivo (AT - Volume IV). Santo André – SP: Geográfica, 2008, p. 72-73.
Comentários
Postar um comentário