Sobre ventilador, gambiarra e soluções do Espírito
Você está limpando a casa e sem querer derruba o ventilador que estava em cima de um armário. O ventilador não era lá muito bonito, mas colocava muitos novos no “bolso”. Sua aparência não lhe atribuía sua capacidade, sem a proteção da frente e com alguns ruídos próprios de seus anos de vida, ele ventilava os maiores “calores”!
O barulho da queda foi grande, você então depois de se assustar e rir levanta o “velho” ventilador. E então, percebe que umas das palhetas da hélice está quebrada. Quando liga o ventilador, vê que ele perdeu totalmente seu equilíbrio, pois a palheta está meio solta. Quando ligado o ventilador só falta sair “correndo” e por isso precisa ser desligado.
A busca pela recuperação dele prossegue você então, compra uma cola instantânea e tenta colá-lo. A cola remenda a parte quebrada, porém ao ligá-lo novamente, o prejuízo agora é maior: a parte da hélice saiu totalmente.
Depois disso, tenta-se ligar o ventilador, mesmo esta parte da hélice estando quebrada, porém o que se vê é a mesma falta de equilíbrio: precisa-se de uma palheta nova!
Jesus já havia dito que não é sensato dá um jeito mal dado nas coisas, remendar panos velhos com panos novos, por exemplo, pois o buraco que estava sendo restaurado ficaria maior (Mateus 9.16).
Outra comparação que Jesus usa é a de que não colocaria vinho novo em recipientes de couro (odres) velhos, pois com o processo de fermentação do vinho, iriam estourar os odres (v.17). Segundo um comentário da Bíblia, Jesus não veio consertar o sistema religioso velho, mas sim proclamar a boa notícia do Reino de Deus.
Por isso se deve abandonar toda a religiosidade para se dar lugar a novidade de vida: “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6.4). Somos chamados a vivermos como filhos amados de Deus!
Que “jeitinho” tentamos dar para as coisas? Sejam elas no trabalho material ou no trabalho do Senhor? Que tipo de “gambiarra” tem nos seduzido para que camuflemos a realidade das coisas? Sejamos realistas. Peçamos a Deus o despojamento de toda antiguidade pecaminosa que nos cerca e usemos aquilo que de novo é nos dado pelo Espírito.
Quanto ao ventilador, papai trocou a hélice quebrada por uma hélice nova, o que possibilitou o normal funcionamento do ventilador e seu equilíbrio, proporcionando seus bons “ventos” à todos!
NA TRINDADE,
Andrei C. S. Soares
Comentários
Postar um comentário