(FINAL)
O salmo 121 faz parte de um grupo de salmos chamado de “Cântico dos degraus” ou de “romagem”, este grupo vai do Salmo 120 ao 134, e era cantado pelos fiéis que iam à Jerusalém adorar o Senhor. Poderiam ser cantados na subida nos 15 degraus do Templo, que levava ao átrio (pátio) de Israel (1).
Esse salmo tem haver com caminhada e caminhar foi e é uma coisa que o cristão precisa sempre fazer. Caminhar para frente, com a fé em Cristo! Nas caminhadas que fizemos ao longo do ano, sempre nos vem à mente uma música, alguma melodia que nos “embala” naquele momento de vida. Qual música nos embalou no ano que passou? Vamos escutar o que fala a canção do salmo 121.
1ª lição: O Senhor é nosso socorro!
“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.” (vs. 1-2)
Ir para o culto no Templo em Jerusalém era literalmente “olhar para o alto”, segundo a introdução da lição “Vamos à casa do Senhor” “Jerusalém ficava situada a 700 metros acima do nível do mar Mediterrâneo e a 1445 metros acima do mar Morto.”(2). Jerusalém era e é uma cidade entre montanhas e o Templo havia sido construído no monte Moriá ou Sião(3), e é por isso que era inevitável não olhar para os montes. Estavam cercados!
Mais ainda que contemplassem os montes, não eram os montes que lhes davam o socorro tão esperado. Os olhos “batiam” nos montes, a pergunta de socorro era feita: quem é por nós? E a resposta era dada: O socorre vem do Senhor o criador dos céus e da terra!
Que belo som, que bela letra, ao olhar para as montanhas não é delas que vem nosso socorro, mas do Senhor que fez o céu e a terra! Glória a Deus, pois se chegamos com fé no fim deste ano, certamente olhamos para os montes, para o alto e vimos no Senhor nosso socorro!
Você lembra aquela madrugada quando ficou olhando para o teto e imaginado o que iria fazer no outro dia? Qual decisão tomar? E naquele dia que o céu estava cinzento e você indagou: e agora, o que vou fazer? Aí, você foi mais além, você olhou com os olhos da fé, e viu muito mais que o teto da sua casa ou o céu nublado: você viu o Senhor!
Você resolveu, pela graça de Deus, fazer do Senhor o seu socorro! Você fez o que o autor de Hebreus disse pelo Espírito: “fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé, o qual, por causa da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da vergonha que sofreu, e está assentado à direita do trono de Deus.” (12.2 AS21).
Mas se você não olhou além das montanhas, se você não enxergou além das nuvens, além das estrelas, além do mundo material, há tempo de olhar e ver que não estamos sós, que termos socorro e Ele é o Senhor, que criou todas as coisas (Gn 1.1)!
2ª lição: O Senhor é nosso protetor (vs.3-7)
“Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.”.
Deus é o Deus que nos vigia. Vejamos o que diz o sábio, em Provérbios 15.3: “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”. Deus é aquele que contempla os feitos de todas as pessoas, mas Ele é o fiel Vigia de Seu povo! Aqueles que depositam em Deus sua confiança tem Alguém em quem podem confiar. Ele está de olho nos seus fiés, naqueles que O serve, para guardá-los do mal (Sl 91).
Deus leva a sério Sua vigilância. Ele sempre está vigiando Seu povo. Vemos duas expressões interessantes. A palavra “tosquenejará” na (RC) e “dormitará” (RA) que querem dizer que o Senhor não cochila (4), não “pesca” como popularmente falamos. Se Ele não “pesca” muito menos dorme! Ele está sempre alerta, sempre preparado!
Deus nos guarda dos males. Imagine andando num sol “torrando” de meio dia sem sombra. Deus aqui é colocado como uma sombra que nos acompanha! Isso nos lembra o Salmo 91.1: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.”. Além de ser uma “sombra protetora”, Deus nos protege dos perigos do sol e da lua. Na Bíblia de estudo NTLH, se fala “que os raios de sol podem fazer mal; (...)”(5), já a lua, segundo Shedd, “talvez se refira às febres e às friagens produzidas pelas neblinas noturnas, ‘regidas’ pela lua (Gn 1.16)”(6).
Deus protege nossa vida por inteiro! Aqui não está sendo dito que não haverá problemas, mas que poderemos sair vitoriosos deles porque Deus é conosco, Ele protege nossa alma, nossa vida em todos os sentidos!
Glória a Deus porque o Senhor nos guardou com vida! Em certos dias pensamos que iríamos ser assaltados, sofrer um acidente e até morrer. Pensamos que a fé iria acabar e que até Deus estava dormindo e que parece que não estava vendo. Mas hoje podemos dizer: “Deus nos guardou!”. Deus preservou-nos no caminho da fé. Deus nos preservou da morte, enfim, o que poderemos dizer por todos os benefícios que Ele têm nos feito? (Sl 116.12).
O salmo termina da seguinte forma: “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Deus esteve conosco neste ano que passou, quer concordemos ou não, pois o fato de estarmos vivos é a certeza de que Ele foi misericordioso (Lm 3.22)! O ato de entrar e sair, de partir e chegar se torna tão corriqueiro, tão normal, que não damos conta de que, em cada entrada e saída, partida ou chegada, o Senhor nos guardou. Quantas vezes saímos de casa para fazer nossos deveres e voltamos, porque o Senhor nos guardou? Deus é o “Bom Companheiro” e nós não podemos negar! Ele é tão humilde, como disse um professor meu, que não O vemos. Mas tão grandioso que quando olhamos para o céu não há como não dizer que existe Alguém acima de nós controlando, todas as coisas, e ao mesmo tempo está conosco (Mt 1.23), pois Cristo provou que Deus não nos entregou à própria sorte.
A encarnação de Cristo, Sua humanidade, morte e ressurreição são provas de que Deus é nosso socorro! Socorro bem presente nas tribulações (Sl 46)! E o Espírito Santo, é a confirmação permanente do interesse de Deus por nós (1Co 3.16), sobre os que tem Jesus como Salvador e Senhor!
Chegamos a mais um fim de ano e começo do outro, podemos louvar a Deus: Ele guardou a nossa saída no ano que passou e certamente já guardou nossa entrada no ano que chegou! Deus está conosco, como disse Paulo: “E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.” (2 Tm 4.18).
NA TRINDADE,
Feliz 2012 em Cristo Jesus!
Andrei C. S. Soares.
(1) Rocha, Silvana Azevedo de Matos. Apostila de Teologia é prática da música no culto cristão, p.5.
(2) Lições Bíblicas 2 trimestre de 2011, p.5
(3) Dicíonário NTLH in Bíblia Sagrada Pobreza e Justiça, SBB: São Paulo, 2011, p.1273
(4) Palavra presente em outras versões e traduções da Bíblia.
(5) P.592.
(6) Bíblia de Estudo Shedd. São Paulo: Vida Nova, 1997, p.893.
Comentários
Postar um comentário