Confinamento Espiritual


Orar para o cristão é a mesma coisa que respirar para o corpo. Não há cristianismo sem oração. O próprio Deus dos crentes, quando esteve na terra, orava para Deus Pai: Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. (Lucas 21:35). Oração é costume, é prática diária e deve ser feita por intermédio de Jesus Cristo, só assim seremos ouvidos por Deus (João 14:13)!
         Certa vez nosso Senhor Jesus Cristo, ensinou que oração não deve ser feita com o intuito de ser uma espécie de “prateleira de exibição espiritual”. O Senhor ensinou discrição e simplicidade quando nos colocamos diante do Pai em oração (veja na Bíblia, Lucas 18:9-14). Se em sã consciência de fé oramos, não há como tentarmos nos exibir diante do Deus que nos inspira a orar, pois o Espírito nos ajuda nas nossas fraquezas (Romanos 8:26).
A prática de orarmos coletivamente não é pecado (veja na Bíblia, Atos 13:1-3), mas se for feito de maneira exibicionista, a oração “para” na primeira nuvem que encontrar, ou se estiver debaixo de um teto, ela fica por lá mesmo (Mateus 6:5). Em vez da exibição espiritual, Jesus nos chama ao confinamento espiritual.
         Foi isso que Jesus quis dizer em Mateus 6:6: Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; (...)”. Jesus deseja tanto que nossas orações sejam ouvidas que insiste num caminho de simplicidade. Não precisamos nos exibir em troca de parecer que somos espirituais.
         Por isso, saiba que sua oração é ouvida em todo lugar. Você não precisa se expor, não precisa aparecer. Não precisamos “tocar a trombeta” para que saibam que praticamos a oração. Deus nos ouve: no silencio do nosso quarto, durante a lavagem da roupa. Na hora que você faz a comida para a família. No ônibus orando em pensamento. E até, no banheiro quando você se retira para orar. Cada oração que você faz, que nós fazemos, confiando na graça de Deus é ouvida. Por isso não desista do confinamento espiritual, e aí acontecerá o que diz o fim do versículo 6 de Mateus 6: e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Sua recompensa está chegando para a glória de Deus! Continue se confinando espiritualmente.

NA TRINDADE,
Andrei C. S. Soares

Foto: internet
Bibliografia consultada: Bíblia eletrônica "The Word".
        

Comentários