Reavaliando a vida


Já que não podemos recuperar o tempo perdido, as horas desperdiçadas, o dinheiro invertido de maneira errada, a faculdade escolhida de maneira precipitada, o relacionamento rompido cedo demais, o excesso de alimentação e exercícios, os gastos volumosos com roupas, sapatos e calças sem realmente você precisar, o exagero de relações sexuais... O que fazer quando percebemos, mediante uma sondagem de alma, baseada na palavra de Deus, que tudo está errado, desgastado e aparamente sem saída?
A mesma palavra que nos acusa, que nos incomoda nos desafia e nos chama pelo amor do Senhor a mudar de rumo. O que diria o apóstolo Paulo, que também vivia em conflitos, devido o pecado que habitava em sua vida. Não que ele praticasse o pecado, mas a sua natureza má continuava ali. Dizia ele: Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio (Romanos 7.15 NTLH).
A continuação da declaração de Paulo revela o nível de conflito existente no coração do apóstolo, que é uma imagem de todo ser humano que conhece a Deus também enfrenta, ele complementa: Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo (Rm 7.16 NTLH).  Prestou atenção: Paulo em sua natureza humana não desejava fazer o bem indicado pela Lei de Deus, pois o que em nossa essência humana, manchada pelo pecado, desejamos, é contrário à Lei do Senhor. Jesus diagnosticou o que existe dentro de nós dizendo que ...é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias (Mateus 15.19 NTLH).
Veja que para não praticarmos os erros passados precisamos de alguém que nos liberte destas “acusações” da Lei. O próprio Paulo nos dá a resposta para vencer a natureza humana: Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte? Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! (Romanos 7.24-25a). Temos nosso passado perdoado e nosso presente alterado quando nos submetemos a Jesus Cristo, isso fará com que nosso futuro seja certo ao lado de Deus e dos filhos que nosso Ele chamar!
Quando vivemos como filhos de Deus, direito dado mediante o depósito da fé em Cristo, ganhamos o privilégio de sermos aceitos como filhos do Pai. Seu Espírito nos habita e guia na vida, mediante a Palavra. Ou seja, em Cristo andamos na Lei! Temos força para vencermos os pecados que no passado nos detinham e nos colocamos diariamente em submissão a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Precisamos voltar a crescer, a se desenvolver, a viver impulsionados pela palavra de Deus. E precisamos esquecer nosso passado. Deixar para traz aquilo que gerou algumas consequências que estamos vivendo. Podemos continuar caminhando com Deus. Para frente, olhando para Jesus. Portanto, em forma de oração, façamos como Paulo: Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. (Filipenses 3:13b-14 NTLH)

NA TRINDADE,

Andrei C. S. Soares

imagem: internet

Comentários