A humildade de Deus


Deus é humilde! Talvez esta afirmação que estou fazendo lhe pareça no mínimo estranha, ou talvez no fundo de sua consciência equivocada, ou quem sabe você nunca tenha pensado nesta qualidade divina. Porém, na Bíblia Sagrada é possível, e grandemente perceptível, que Deus tem tal “atributo”.
Pense por exemplo no fato de que Deus criou todas as coisas, como nos relata o Gênesis 1.1: No princípio, Deus criou os céus e a terra. Deus já existia, mais um dia em sua soberania, decidiu criar todas as coisas. Luz. Dia e noite. Águas. Céu. Terra. Plantas e árvores de todas as espécies. Sol e lua. Grandes e pequenos peixes. Aves. Repteis e gado. Chegando no sexto dia, Deus cria homem e mulher a sua imagem e semelhança. Não por motivo de solidão, porque Deus existe em Trindade, mais por motivo de participação em sua Comunhão. Terminando essa semana da criação, com o sábado sagrado.
Nas palavras do escritor Larry Crabb: “Quando havia somente Deus, a Comunidade Eterna já se deleitava. Seu propósito ao criar as pessoas era nos convidar para a festa”. Lembremos do que Deus falou a Moises quando questionado em nome de quem falaria a Faraó, e Deus lhe respondeu, lá em Êxodo 3.14: Deus disse a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Assim responderás aos israelitas: EU SOU me enviou a vós. Essas palavras de Deus mostraram a Moisés que Deus basta a Si mesmo, Ele não precisa de complemento. Porém, mesmo sendo autossuficiente, na criação Deus mostra sua humildade, em desejar compartilhar do Seu Todo conosco. Sem sentir solidão nos cria para o deleite da amizade com Ele, entre nós e com a criação.
O homem, porém, ouvido a conversa da Antiga Serpente, segundo Ap 12.9, satanás, se desinteressa de toda essa harmonia e beleza. Desobedece a Deus por desobedecer sua palavra, e aí cai da presença de Deus, no dizer paulino: ...todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). E qual será qual será a postura desse Deus-Humilde? Bom, em sua Divina Providencia, mesmo não tendo criado o homem para o erro, Deus já tinha um plano desde a eternidade: enviar o Seu Filho ao mundo! E foi o que aconteceu. Nosso Senhor, mostra toda a humildade desse Deus.
Jesus escancara o coração de Deus ao homem, mostrando todo amor e humildade de Deus. Jesus nasceu como nascem todas as pessoas, com uma diferença, ele foi gerado por um milagre do Espírito Santo, como nos contou o evangelista Lucas no seu livro, capítulo 1.35. O Senhor cresceu, viveu, pregou, ensinou, curou, morreu, foi sepultado! Veja: Deus dentro do sepulcro. Veja até onde Ele foi por amor a nós, por amor a você. Deus Pai enviou Deus Filho para morrer em nosso lugar. Mais como era impossível que a morte prendesse o Senhor da vida (At 3.15), ressuscitou ao terceiro dia, e agora está no céu, a direita de Deus Pai, e intercede por nós. Ao subir ao céu, não deixou aqueles que creem em seu nome, sozinhos, depois de alguns dias, derramou o Espírito santo, sobre os cristãos.
O Deus Espírito também é humilde. Não mora em castelos, templos, mas em pessoas que acreditam no Jesus das Escrituras. E chama aqueles que não creem no Cristo a se arrependerem dos seus pecados. Ele ainda intercede em nós a Deus com uma linguagem que não se expressa em palavras humanas (Rm 8.26). Ele trabalha para que sejamos parecidos com Jesus, até que o Senhor volte. Veja como é humilde ao tornar o Filho grande nos corações para a glória de Deus Pai. Enquanto Jesus não volta, o Espírito faz ecoar a palavra de Jesus em nossos corações.
Quando Jesus disse em Mt 11.28-30: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Cristo nos convida a descansar nele. A voz da humildade te chama para ter vida nele, para aprender dele, para tirar o peso de suas próprias ideias, e colocar sobre você as dele, pois em suas palavras temos alivio para nossa alma. Deus te chama, o Deus Criador, Salvador e Consolador te convida. Sejamos humildes, reconheçamos nossa incapacidade de autosalvação, creiamos em Jesus! Creiamos no Deus da humildade!

NA TRINDADE,
Andrei Sampaio Soares. 


Comentários