"Ceia? Tô fora!" parte 2 (final)

Em segundo lugar, é importante celebrar a Ceia do Senhor porque é um evento proclamador. O texto traz à baila que sempre que comermos e bebermos da mesa do Senhor nós “anunciamos a morte do Senhor”, isto é, a Ceia não serve apenas para refrescar a memória dos cristãos salvos por Jesus, mas como instrumento de evangelização e proclamação do Evangelho de Nosso Senhor àqueles que não o conhecem. Alguns ficam receosos de trazer visitantes no dia da Ceia, mas isso não é necessário, visto que quando o visitante entrar pelas portas do templo, ele compreenderá por meio das explicações fornecidas pelos celebrantes o sentido real daquele rito e poderá ser impactado com a poderosa mensagem da morte e ressurreição de Jesus. Assim, traga visitantes no dia da Ceia, pois ela é um instrumento importante de proclamação do Evangelho!
E por fim, é importante celebrar a Ceia do Senhor porque é um evento esperançoso. A expressão do apóstolo dá conta que “anunciamos a morte do Senhor até que ele venha”. Por isso afirmo que a ceia é um evento que produz esperança. Esperança que seja a última ceia, o último culto, a última celebração. Afinal, um dia Nosso Senhor virá e aí não mais haverá a celebração deste rito, memorial e falho, mas estaremos junto ao Cordeiro, na Grande e Eterna Ceia, em momentos de profunda alegria e paz, comunhão e santidade. Longe de tudo que nos entristece, nos afasta, nos reprime e nos assusta. Lá, na Eternidade, não precisaremos ter a memória reacesa e não mais haverá necessidade de se anunciar que Jesus morreu na cruz. Lá na eternidade, não mais haverão lágrimas e a morte não mais existirá. Lá na eternidade, estaremos plenamente satisfeitos. Na ceia, vivemos parcialmente a alegria que será vivida no Reino dos céus, por isso nos traz tanta esperança.
Fica nosso incentivo: na próxima ceia, participe! Participe entendendo que a Ceia é um evento memorial, proclamador e esperançoso!

Que Deus nos ajude!

Em Cristo, o Cordeiro de Deus,
Eric de Moura

Comentários