Discípulo radical: cuidado com a criação


Devemos entender que somos cooperadores colocados aqui por Deus.
Quando eu e minha irmã éramos crianças, mais ou menos uns 12...13 anos eu tinha, ela uns 10 anos, estávamos voltando pra casa com nossos pais. Quando a gente estava quase na nossa garagem nós vimos alguns pássaros fazendo uma roda e parecendo machucar alguma coisa. Chegamos perto e vimos que era um passarinho. Na hora nós espantamos os outros pássaros e pegamos este passarinho. Óbvio que pegamos com carinho e colocamos um nome nele, era o Bob (digo era porque não sei se ainda vive).
Quando o pegamos vimos que ele estava com a asinha machucada. Na hora pedimos para nossos pais, para cuidarmos dele até ele sarar e depois devolvê-lo a natureza (particularmente odeio gaiolas), meus pais permitiram e cuidamos dele. Compramos comidinha e todo dia, íamos ao lado de casa pra ver como o Bob estava. Depois de algum tempo nós o levamos para o quintal porque achávamos que ele estava pronto. Mas não, quando o soltamos ele voou um pouco e caiu. Aí cuidamos dele por mais tempo. Novamente, tentamos soltá-lo. SIM!!! Ele voou, tivemos sucesso! Cuidamos do Bob e o devolvemos à natureza!
Esta é mais uma característica de um discípulo radical. Ele deve ter cuidado com a criação, pois todos, homem e natureza, somos criaturas de Deus, todos devemos adorar, louvar, cantar ao criador.
A Bíblia nos diz muito sobre isso, principalmente em Gênesis. Lá, Deus estabeleceu 3 tipos fundamentais de relacionamento para nós humanos:
·         Nós e Ele;
·         Nós e Nós;
·         Nós e a criação.

Mas, esses relacionamentos foram distorcidos devido ao pecado original.

·         Adão e Eva banidos da presença de Deus no jardim;

·         Tiveram a primeira briga ao se culparem pelo erro;

·         E a terra foi amaldiçoada.

Podemos dizer que o plano de restauração de Deus não é somente entre nós e Ele, e ao próximo, mas também com toda sua criação. Toda a criação é bela. Desde a menor partícula até o tubarão-baleia, o maior ser vivo, tudo tem sua beleza, tudo exalta seu criador.

Mas, devido à corrupção que veio ao mundo após o pecado, tudo se deteriorou, tudo vive em constante briga. E é o que vemos. Pra mim, todos estes fenômenos naturais são uma resposta da natureza a tudo de ruim que aconteceu e acontece aqui na terra.
O Sol, cada vez mais forte e muitas vezes prejudicando de certa forma a Terra, por culpa nossa, por culpa da nossa poluição. A diferença entre nós e o Sol é que ele sempre estará lá. E nós, nós somos reles mortais. Eu não sei vocês, mas eu fico imaginando como será meu "novo" corpo. E muitas vezes este pensamento influencia nossa realidade. É assim que devemos agir com a natureza. Mas nós, muitas vezes a negligenciamos. Mas não se esqueça, tudo vai passar, mas o Sol, sempre estará lá.
Na música "O Sol e eu" de Estevão Queiroga, no último verso diz: "Um dia eu posso até chorar / No outro eu sei que vou sorrir / Pois eu consigo te amar / Eu sei que eu posso ser feliz".
Quando nós amamos de verdade a Deus nós conseguimos compreender toda a sua criação e aí passamos a valorizar tudo, literalmente, tudo!
Deus não se desfez da terra, mas nos colocou aqui como mordomos. Isso é de fato o primeiro mandamento: "O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo." - Gn. 2.15. A Bíblia nos mostra como entender melhor isso. Salmo 24.1 e Salmo 115.16 dizem: "Ao Senhor pertence a terra" / "a terra, deu-a ele aos filhos dos homens".
E perante estas afirmações, não devemos dar uma de hippies. Não devemos deificar a natureza. Ela não é Deus, mas é criação. Também não podemos pegar Gn. 1.26-28 e acabar com a Terra. Deus manda dominar e sujeitar, não destruir. Portanto, devemos entender que somos cooperadores colocados aqui por Deus. Mas o que um cooperador neste caso faz?
Coisas simples fazem total diferença: como não jogar um papel em qualquer lugar, não cuspir chiclete no chão...até usar papel reciclado para não acabar com mais árvores

O exemplo da Austrália
Uma grande amiga minha foi a Austrália há um tempo atrás. Ela contou muitas coisas que me fizeram pensar em seriamente conhecer e porque não, me mudar pra lá. Na Austrália, praticamente todo o comércio fecha às 18h. Mas não quero me mudar pra lá por isso, mas o motivo disto acontecer. Das 18h até umas 20h é o tempo da família. As famílias vão aos parques australianos para se curtirem, se confraternizarem, se conhecerem melhor (nós e nós). Eles também tem uma preocupação extrema com a sua fauna e flora. 
Lá é proibido comer e beber nas praias, devido a sujeira. Nas estradas, há proteções para que os animais não invadam a rodovia, mas também há pontes para que eles atravessem, de forma segura, para o outro lado quando necessário. Mas também há um ponto negativo. Infelizmente, existe bem em cima da Austrália, um buraco na camada de ozônio, devido a isso, todos devem usar protetor solar o tempo inteiro e, as crianças, usar aquelas roupas de surfistas quando vão brincar.
Percebe como é ruim tudo o que fazemos? E é engraçado isso: ao mesmo tempo que fazemos coisas que são péssimas para a natureza, queremos a proteger, colocando proteção nas estradas como na Austrália. A preocupação com toda Sua criação é muito grande. Então, por que nós, mordomos, não nos preocuparíamos? Se Ele não deixa faltar casa para o pardal, é óbvio que ele se preocupa comigo e com você.

O cuidado com o próximo
Homens também são criação. Devemos cuidar do próximo. Assim como o bom samaritano. Aqui na baseJ (Ministério de Jovens, da Igreja Adventista da Promessa em Campinas-SP) temos um projeto chamado "baseJ em ação", onde adotamos uma ONG e vamos mensalmente lá para fazer uma ação com as crianças. Lá na cidade dos meninos o amor que recebemos não corresponde a nossa vontade e amor para as crianças. São momentos de muita comunhão e aprendizado.
Para chegarmos ao ápice da restauração que Deus quer para nós, é necessário sim, nos preocuparmos com tudo que está ao nosso redor. É necessário sim, sermos mais atenciosos com o relacionamento do Criador e criação, do Pai com seus filhos, e conosco, de forma mais individual. O cuidado com a criação passa por movimentos sócio-ambientais, até ONGs em prol de crianças necessitadas e velhinhos, como a Cidade dos Meninos, APAE, Lar dos velhinhos etc...
Muitos de nós querem movimentos sobrenaturais de Deus para com a gente. Sabe, tudo ao nosso redor é sobrenatural, toda a criação exalta ao Criador. Isso é, de fato, sobrenatural.
Pensem, quem conhece meu cachorro sabe como ele é elétrico, mas, ensinei ele desde filhote que, antes de comer, devemos orar. Eu o faço se sentar, oro, e só, somente quando digo o "amém" ele se levanta e vai comer. Poxa, se até um cachorro aprendeu, porque nós não poderíamos aprender a cuidar e esperar a vontade dEle?
Desde a andorinha até o peixinho dourado. Eles nos ensinam a exaltar ao Senhor e a sossegar, afinal, a Sua Graça nos basta!


Matheus Longo Mendes. ​

Comentários